sábado, 4 de setembro de 2010

By bus

Como estou hospedada bem longe da escola, to andando de busão. Só que nem dá pra comparar com o melhor ônibus do Brasil. Funciona assim: Primeiro comprei uma carteirinha na escola, que na verdade mais parece uma raspadinha. Ela é válida por 7 dias, ai tu raspa no espaço do dia que tu vai começar a andar, raspa no núlmero equivalente a 7 dias depois e também no espaço dos meses do ano. Pronto. Entra no ônibus e mostra esta raspadinha pro motorista.



Parada ao contrário

Em cada parada tem um painel eletrônico que diz quanto tempo falta pra ele passar. E pode ter certeza que naquela hora em ponto ele vai estar ali, paradinho, só esperando os passageiros entrarem. Muito eficiente.






Nem preciso falar do conforto das instalações. Eu nunca vi ninguém em pé por exemplo. Inclusive estes dias vi até um cachorro sentado num banco. Super democrático o transporte coletivo aqui. Não posso me esquecer de tirar os pelos deles cada vez que eu for sentar...


Tem até um jornal grátis no ônibus. Qualquer dia pego um pra ficar olhando as figuras. No primeiro dia que usei o bus, como eu não tinha muita certeza de onde descer, pensei: "vou tentar bater um papo com o motorista e perguntar onde desço". Mas nem foi preciso. Existe um painel eletrônico dentro do bus que mostra todas as ruas onde ele está passando e o nome da próxima parada. Isto é primeiro mundo amigo.



Comentário econômico agora: Em Criciúma, a passagem custa 2,50. Se vc usar 2 x por dia, vai gastar 5,00, o que durante uma semana dá R$ 35,00. Aqui eu paguei £ 16 a raspadinha por 1 semana, cerca de R$ 44,80, só que aqui pode usar a vontade. Se eu quiser andar 50, 100x por dia, eu posso, até terminar aquela semana. E eu paguei £16 pq ainda não tenho a carteira internacional de estudante. Quando eu tiver vai me custar £ 10 a semana (R$ 28,00 - pra 3 meses são £ 100 e um ano £ 300). Sem mais para o momento...

Andar no segundo andar do bus é tãooooo legal!!!

5 comentários:

Fernanda disse...

É a mudernidade!! E a pontualidade inglesa! Então amiga, tu vai se surpreender como as vezes eles aplicam métodos que no BR jamais funcionariam pela facilidade de se passar a perna! haha, no primeiro mundo eles confiam mto na honestidade das pessoas.

Rosangela disse...

Muita legal,primeiro mundo é outra coisa. Bjsssss

Deize disse...

Muito bom mesmo,,,,,, bjs

Anônimo disse...

To afinada com teus comentários hahahah mto bom! escreva sempre Larinha, isso nos mantém próximas! bjs da Tati e da Lê

Anônimo disse...

amiga, que legal tudo ai...só os banhos que não..rssss..hj recebi a visita da tua amada mãe e pai...minha amiga do coração!! tirei uma foto com ela, eu estava com muitas saudades, matei!! bjao te cuida. ANgela

Postar um comentário